As fases do luto
As cinco fases do luto
Negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. Todo mundo conhece, já viveu, já ouviu falar. Como parte do meu processo de negação, não estava aceitando todos os sinais do universo sobre esse ser, sem dúvida, o tema dessa newsletter.
Começou a se manifestar no inicio desse ano um ímpeto de concluir processos que não me serviam mais. Encerrei algumas redes, finalizei a relação com fornecedores, eliminei partes do meu trabalho que não mais faziam sentido.
O tema vem me rondando. Tentei escrever essa newsletter sobre outros assuntos e nenhum deles rendeu. Apenas aceitei que é pra ser assim. E lá vamos nós.
Perdi minha avó
No dia 13 de fevereiro faleceu a dona Regina, minha avó materna - aquela que sempre foi citada em todas as minhas oficinas, que me ensinou a bordar. Os pontos favoritos dela eram sombra e caseado. Gostava também da correntinha. Não gostava de usar bastidor, dizia que o bordado ficava "maneado" (preso).
Bordou incontáveis enxovais de bebê, em cambraia finíssima, quase transparente. Nos últimos anos só tinha vontade e visão pra bordar com linha grossa, agulha grande, tecidos de sacaria que transformava em toalhas e panos de copa. No último natal presenteou a família toda com seus últimos bordados. Uma forma de despedida. Nem consegui mexer no pacote desse presente ainda. Fica a promessa de uma foto em um email futuro.
Ao mesmo tempo que sinto que já falei muito também sei que falei quase nada sobre ela e os seus talentos, afetos, histórias. Não tenho intenção de esgotar esse assunto, mas queria que vocês que acompanham por aqui saibam que essa pessoa existiu e foi essencial para que o meu trabalho existisse e chegasse onde chegou.
Mudança de plataforma
Na última semana, abri o mailchimp (plataforma atual) para enviar a newsletter quando fui surpreendida por mudanças nos planos que vão me obrigar a migrar, também essa forma de comunicação. Então apertem os cintos, logo essa news muda de casa. Não é necessário fazer alteração nas inscrições, vou levar todas vocês junto comigo.
Convites
Nessa quinta-feira, dia 9 de março, vou estar participando da feirinha da semana da mulher na MOA cafeteria, que fica na Duque de Caxias, 687. Vou estar vendendo bordados e também kits para bordar. Além da minha banca outras 6 mulheres artistas e empreendedoras estarão lá, também comercializando suas criações.
E no dia 11 de março, sábado, vou ministrar uma oficina de bordado livre no Atelier Katia Schames. Nessa ocasião vou ensinar a bordar palavras e folhagens, com pontos variados, para emoldurar em bastidor. As inscrições estão abertas até o meio dia de sexta-feira ou enquanto houver vagas.
Indicações
#1 NEWSLETTER A Carla Soares (@outracozinha) é uma das pessoas que eu mais gosto de ler na internet. É lindo acompanhar os processos dela: na cozinha, na pesquisa, na horta, na busca por identificar plantas que nascem espontaneamente no quintal. Ela tem newsletter e também canal no telegram. Ambos incríveis.
#2 TWITTER A Jéssica Balbino tem influenciado muito as minhas reflexões sobre viver com um corpo gordo e suas implicações na atualidade. Para quem quer aprender mais sobre gordofobia, recomendo acompanhar o perfil dela.
#3 SÉRIE The White Lotus é uma série da HBO centrada em uma rede de hotéis de luxo, localizados em vários pontos turísticos famosos pelo mundo. Cada temporada um desses hotéis é o pano de fundo da serie, que mostra conflitos entre os funcionários, os moradores locais e os ricos e famosos que pensam que podem comprar pessoas e suas culturas.
#4 TEXTO Um novo gênero de produtos culturais está cada vez mais em evidência, o eat-the-rich. Essa matéria da Flows Magazine explica e exemplifica esse gênero que já é um dos meus favoritos.
#5 VÍDEO Me emocionei com esse marido apaixonado dançando no funeral de sua esposa, homenageando as alegrias que viveram em seu tempo juntos apesar da injustiça da sua morte precoce. Me emocionei ainda mais com as pessoas presentes entrando na dança. O luto pode ser muitas coisas, não só tristeza.