Um dia desses, voltando do mercado, machuquei minhas costas. Lembro exatamente do som que fez meu músculo, estralando, quando segurei todo o peso das compras e subi o primeiro degrau da escada do prédio. Nesse mesmo dia, não sentindo nada ainda, resolvi passar horas bordando em uma cadeira que não é exatamente apropriada.
No dia seguinte a conta veio. Uma dor em um nível e constância que eu não lembro de ter sentido antes. Na mesma hora busquei pela minha almofada de sementes e com ela permaneci e consegui terminar as encomendas do último ciclo. Sigo com ela até esse exato momento, escrevendo essa newsletter.
Essa almofada é bem pequena, 20x15cm, recheada de arroz, ervas e sementes, em sua parte externa leva um bordado floral que eu mesma fiz. Toda vez que dores musculares ou menstruais aparecem, é dela que eu lembro. Mas não apenas dela. Ao encostar nesse pedaço de tecido recheado (que muitas vezes foi o alivio para as minhas dores físicas) me lembro delas, as mulheres que me ensinaram essa medicina, e a elas sou grata.
Em 2017 conheci a Aline - e foi ela que me deu o imenso presente de propor a criação de uma oficina juntas. Ela, bióloga, ensinaria como rechear essas almofadas. Eu, professora de bordado, ensinaria como bordar as ervas usadas. Precisávamos de mais uma pessoa, uma costureira para fazer os forros interno, fechado para as ervas, e externo, bordavel com dobradura. Chamei a Michele e ela fez exatamente o que precisávamos, ficou lindo e útil. E ela veio adicionar mais um conhecimento: as sementes, que podem ser aquecidas no sol, no microondas, no bafinho da chaleira também serviam para cólica dos bebês. Faz tempo que tudo isso aconteceu mas parece que foi ontem.
Em mim dura até hoje a sensação boa de fazer algo realmente útil, bonito, que produzisse conhecimento e também acolhimento. E são tantas coisas que me cercam aqui nesse ateliê e que me lembram lugares, conversas, risadas, aprendizados, mulheres e muita magia.
Quero citar mais mulheres mágicas nos próximos textos. Esse já ficou longo demais.
P.S.: Tomei a liberdade de cooptar as indicações dessa newsletter e decidi linkar apenas marcas de mulheres que admiro.
Oferta
Sinto que depois de pensar, usar, falar e escrever tanto sobre essa almofada de ervas é meu dever oferta-la. Se você quiser uma almofada dessas, com ou sem bordado, com ou sem recheio, responde a esse email me dizendo como seria melhor pra ti. Dou meus pulos (com cuidado, coluna ainda sensível) para fazer acontecer.
Datas de setembro
Nesse sábado, 16 de setembro, tem oficina de bordado livre no Terracinho, que fica no bairro Rio Branco, em Porto Alegre. A aula será das 14h30 às 18h e pode ser cursada por iniciantes e iniciadas em bordado. As inscrições estão abertas.
Já no dia 23 de setembro, também um sábado, pela manhã, vou ministrar uma oficina de bordado experimental sobre papel. A minha aula faz parte da programação do Festival de mini-oficinas organizado pelo Espaço Dora Giron e pelo Laboratório de Práticas. Vale a pena dar uma espiada na programação completa. A inscrição é feita diretamente via formulário.
Indicações
#1 Omalab A Beta cria conteúdo para pensar o agora e o futuro.
#2 Everest Cristais Quer comprar cristais lindos, com procedência responsável e que venham acompanhados de informações úteis? Fala com a Manu.
#3 Esfomeadita Queijinhos veganos mais deliciosos que eu já provei. Sabe quando a gente morde algo muito delicioso e sente uma festa na boca? É assim.
#4 Le Cute Cut Acessórios lindos, antialérgicos e criativos feitos pela Milena.
» Esqueci de alguma marca, influenciadora, loja, empresa muito legal? Me conta, vou amar conhecer!
Que coisa mais linda Bruna ❤️ Essa oficina era uma delícia, lembro até hoje do cheiro das ervas.